O que é comércio exterior

O que é comércio exterior

5/5 - (1 vote)

A área de comércio exterior possui várias terminologias bem peculiares.

Há um certo tempo, nós fizemos um artigo falando sobre o mercado de trabalho do Comex, faixa salarial e outros aspectos da profissão.

Hoje você verá aqui neste artigo:

Comércio Exterior Definição;

Análise de Mercado e Questões Culturais;

Termos específicos da área;

Modais de Transporte;

Sistemas Utilizados na área.

Vamos lá?

Comércio Exterior – o que é?

Comércio exterior é a troca de produtos ou serviços entre um país e outro.

Quando falamos de compra de produtos, estamos nos referindo à Importação; e quando falamos em venda de produtos, estamos falando de exportação.

Cada uma das atividades engloba uma série de procedimentos necessários para a sua execução.

O Comércio Exterior, chamado em tempos atuais de Comex, compreende vários termos, regras e normas nacionais das transações.

Essas regras de âmbito nacional são criadas para disciplinar e orientar tudo o que diz respeito à entrada e à saída de mercadorias do território nacional. Estas regras refletem diretamente em questões como:

  • Tributária;
  • Comercial;
  • Financeira;
  • Administrativa, e por fim;
  • Aduaneira.

A profissão inclui conhecimentos e partes burocráticas que envolvem:

  • Logística;
  • Trâmites de pagamento e de conversão das moedas;
  • Regularização de toda a documentação necessária; e
  • Garantia do cumprimento das atividades de forma legal.

Qual a importância do Comércio Exterior?

O Comércio Exterior é extremamente importante para o progresso da economia de um país.

É através do Comex que temos a possibilidade de exportar produtos em larga escala, que não existem ou são escassos em outros países, gerando um diferencial importante para o país de origem.

Da mesma forma, importar mercadorias que não possuímos também gera resultado positivo para o importador, por não haver um mercado competitivo e poder ter ganhos consideráveis.

O Resultado gerado pela área de Comex impacta diretamente no PIB que é o Produto Interno Bruto. Vamos falar sobre o PIB?

O que é o PIB

O PIB é um indicador econômico que se dá devido à variação da Balança Comercial. Trata-se da soma de todos os bens e serviços finais de um país em valores monetários em um determinado período, portanto o seu maior objetivo é avaliar a atividade econômica de determinada região e seu nível de riqueza. Aqui no Brasil, o PIB é calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O que é a Balança Comercial

A Balança Comercial é a relação entre as importações e exportações de um país. Quando vendemos mais que compramos, dizemos que a balança teve saldo positivo (superávit); se compramos mais do que vendemos, dizemos que a balança teve saldo negativo (déficit).

Sistemas de Comex

No Brasil existem alguns sistemas responsáveis por controlar e administrar as atividades referentes ao comércio exterior, como o Siscoserv e o Siscomex.

Siscoserv é o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio. Já as Exportações e Importações de Serviços são registradas no sistema Siscoserv.

Já o Siscomex é Sistema Integrado de Comércio Exterior, uma ferramenta administrativa que inclui as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de Comércio Exterior. Com a chegada desse sistema, foi possível inovar as operações, informatizando os controles existentes que antes eram feitos com uso de papel, carimbos e assinaturas.

O Siscomex é responsável por controlar toda a negociação de mercadorias e bens com o exterior. Atualmente o Siscomex passa por uma grande reestruturação. Muitos Sistemas da Família Siscomex já foram ou estão sendo reestruturados e inseridos no Portal Único de Comércio Exterior, visando a criação de um fluxo único de Comex.

Primeiro passo para quem deseja importar ou exportar

Para iniciar suas operações no mercado internacional você precisa de um registro feito pela Receita Federal – a Habilitação no Radar.

A Habilitação no Radar é um registro fundamental e obrigatório, pois é o cadastro que permite acesso ao Siscomex e garante a devida autorização para que a empresa importe ou exporte de maneira legalizada.

Modalidades de Transporte

Dentro do Comex, existem modalidades exclusivas de transportes, como a Aquaviária, conhecida também por Hidroviária, que utiliza a água para o transporte.

Pode ser subdividido em categorias, conforme segue:

  • Marítimo: quando acontece sobre mares e oceanos, onde se utilizam navios para o transporte de cargas.
  • Fluvial: quando o transporte é realizado pelos rios, geralmente feito através de barcos;
  • Lacustre: quando o transporte é feito através de lagos e lagoas.

Ainda existe o modal Rodoviário que é responsável por 75% da distribuição de carga. Este tipo de transporte normalmente leva insumos e mercadorias industrializadas. Este é o modal que mais cresce desde a década de 50, por meio de caminhões e carretas, pelas estradas do país.

Já o modal Ferroviário é indicado para transportar cargas com volumes muito grandes e que precisam ser deslocados por longos trajetos. Normalmente, é combinado com outros modais, como por exemplo o rodoviário por causa da pouca flexibilidade de local já que o carregamento chega a um local fixo. Este modal é usado para mercadorias pesadas, como minério de ferro, siderúrgicos e agrícolas.

E claro, temos ainda o modal Aéreo, que busca cobrir longas distâncias, em territórios nacional e internacional, de forma ágil e rápida. Ainda que o modal tenha limites para volume, tamanho e quantidade de material transportado, ele é indicado para o carregamento de eletrônicos e outras mercadorias frágeis.

Alguns termos do Comércio Exterior

  • AGENTE DE CARGAS: profissional que trata da logística da mercadoria;
  • ALFÂNDEGA: responsável por controlar a entrada e saída de mercadorias;
  • BALANÇA COMERCIAL: a Balança Comercial representa as transações comerciais com o exterior. É o resultado da diferença entre as exportações e importações;
  • BULK CARGO: carga à granel, ou seja, sem embalagem;
  • BULK CARRIER: navio graneleiro, ou seja, próprio para o transporte de cargas à granel;
  • CABOTAGEM: navegação entre portos de um país;
  • DÉFICIT: quando as importações são maiores que as exportações, a Balança se torna negativa e gera um déficit na Economia, pois significa que o país está comprando mais do que está vendendo;
  • DESPACHANTE ADUANEIRO: representante do importador ou exportador para liberação da mercadoria;
  • DIVISAS: moeda conversível no âmbito internacional (Dólar e Euro);
  • DRAWBACK: regime aduaneiro que concede isenção ou suspensão de impostos sobre insumos importados, que serão usados na fabricação de produtos destinados à exportação, o que promove uma concorrência leal com outras empresas ao redor do mundo.
  • FATURA COMERCIAL: documento de natureza contratual que espelha a operação de compra e venda entre o importador e o exportador. Usualmente, é mais comum encontrar sua definição em inglês: Commercial Invoice ou, simplesmente, Invoice;
  • FATURA PROFORMA OU PROFORMA INVOICE: documento resultante do processo de negociação entre o exportador e o importador. Diferentemente da lista de preços ou do recebimento de uma simples solicitação de cotação, a Fatura Proforma indicará os detalhes acordados daquela compra específica, com todas as informações pertinentes;FRETE: taxa destinada ao transporte de mercadoria;
  • MODAIS DE TRANSPORTE: tipos de transporte;
  • PACKING LIST (ROMANEIO): relação de mercadorias ou volumes;
  • RO-RO: RO-RO é toda carga autopropelida ou rebocável, seja sobre esteiras ou pneus e transportada por navios especializados. O ponto forte deste serviço é a versatilidade, pois além das cargas rolantes, pode-se transportar uma vasta gama de cargas estáticas;
  • SUPERÁVIT: quando as exportações são maiores que as importações, dizemos que a Balança está positiva, gerando um Superávit. Tal condição é excelente para o país, uma vez que significa que o produto nacional está sendo bem vendido lá fora;

Existem muitos outros termos que fazem parte do vocabulário comex e esses são alguns que consideramos como principais.

Antes de empreender no Comex, você precisa:

Definir um nicho de atuação;

Conhecer o produto e o segmento;

Ter ciência do quanto é necessário investir.

O Comex é uma área bastante complexa. Você vai perceber que a profissão conta com procedimentos e documentações extremamente burocráticas.

E para entender esses processos burocráticos, conte com uma assessoria ética e experiente, como a Proseftur.

Somos especialistas na gestão de importação e exportação e na introdução de empresas no cenário internacional, com mais de 20 anos de experiência neste segmento.

Entre em contato conosco.

fale conosco

Quer alavancar sua empresa no cenário internacional? Preencha o cadastro e, em breve, retornaremos seu contato.

Outras
postagens

fale conosco

Quer alavancar sua empresa no cenário internacional? Preencha o cadastro e, em breve, retornaremos seu contato.