Consulta NCM

Qualquer mercadoria e produto que circula no Brasil precisa ter o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). O código deve ser informado no preenchimento da nota fiscal e outros documentos de comércio exterior.

A classificação incorreta do produto pode trazer sérios problemas ao contribuinte, como por exemplo, uma penalidade para a classificação fiscal inadequada e o recolhimento a menor de impostos e contribuições.

Nas operações do comércio exterior, há previsão de multa sobre o valor aduaneiro da mercadoria classificada incorretamente. Por este motivo, a consulta NCM é muito importante para evitar problemas futuros. Através da consulta, os tributos de cada mercadoria podem ser identificados.

A Proseftur é especializada na inclusão de novas empresas no comércio internacional, fazendo a gestão de toda a cadeia de importação e exportação, oferecendo redução de custos nas operações e consequente, o aumento do lucro dos clientes.

Saiba mais sobre Consulta NCM

NCM significa “Nomenclatura Comum do Mercosul” e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias. A consulta NCM consiste na consulta da Classificação Fiscal de Mercadoria.

Esse processo é muito importante, pois serve para designar os produtos que são comercializados nos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai). Portanto, todo produto possui o código NCM e a consulta deve ser feita para evitar erros na classificação de produtos. Caso os erros forem descobertos pela Receita Federal, a empresa pode receber multa no ato da importação.

Qual é a finalidade da Consulta NCM?

No Comércio Exterior, qualquer produto exportado e importado possui o código NCM.

A NCM obedece à seguinte estrutura de código: 0000.00.00. Sendo assim, é um código de oito dígitos que corresponde ao produto e cada um dos numerais representa algo diferente.

Por meio da classificação fiscal da mercadoria, são identificados os diversos tributos aplicáveis ao produto:

  • II: Imposto de importação;
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • PIS, PASEP E COFINS – Importação;
  • ICMS.

O processo de consulta NCM tem como finalidade notificar a natureza das mercadorias a fim de evitar erros no preenchimento das informações em notas fiscais. Afinal, a classificação incorreta do produto pode ocasionar sérios problemas ao contribuinte no processo de importação.

A importância de realizar a Consulta NCM

A NCM é um processo indispensável em documentos de processos de Importação e Exportação. Caso a consulta da tabela NCM seja realizada, a empresa garante a correta classificação fiscal de sua mercadoria.

Assim que a consulta NCM é realizada e sabendo o código do produto, é possível conferir a tributação do II, IPI, PIS, COFINS, que servirá de base para o cálculo do ICMS e LPCO, na exportação.

Embora haja a possibilidade de encontrar o código NCM de um produto no site da Receita Federal no sistema de Tabelas Aduaneiras, esse processo pode causar confusões com o CEST (Código Especificador da Substituição Tributária).

O código NCM tem como objetivo identificar a natureza dos produtos comercializados nos países Mercosul. Já o CEST permite identificar e uniformizar produtos passíveis de substituição tributária.

Por essa razão, é muito importante fazer uma consulta NCM com tranquilidade e segurança a fim de prevenir erros de tributação ao preencher notas fiscais e um especialista pode te ajudar a realizar esse procedimento.

Com atividades em Comunicação de Oportunidades de Recuperação Tributária, a Proseftur comunicará sobre as possibilidades de recuperação de impostos de acordo com as operações acompanhadas.

fale conosco

Preencha o cadastro e, em breve, retornaremos seu contato.

Outros
Serviços